FIQUE BEM INFORMADO

Neste blogue há diversas informações cotidianas relevantes. São crônicas, artigos e textos que escrevi, ou li em algum site e achei importante corpartilhá-los. Na maioria, expressam a mais pura Questão Social. São informativos sociais, de utilidade pública, que esclarecem dúvidas que, muitas vezes, não são discutidas, mas deveriam.

sábado, 22 de outubro de 2011

Bolsa Família

Não me venha com criticas ao Programa Bolsa Família (BF) sem ao menos ter lido a proposta que ele apresenta. Fico louca quando com facilidade as pessoas ignorantes o criticam. Bom... de qualquer forma pra quem tem comida na mesa e um salário fixo mensal é fácil emitir opiniões contrarias ao BF.
O BF é um complemento para a renda de famílias que se encontram a baixo da linha da miséria. O valor destinado é baixo (32 reais por filho até 15 anos), o número máximo de filhos beneficiados são 5 (mudança recente, antes eram 3). O valor não ultrapassa 160 reais e não se faz muita coisa com este valor, nao é? O benefício serve apenas como um complemento da renda familiar.
O Bolsa Família, na verdade, é um excelente mecanismo de garantia dos direitos sociais básicos e de redução da marginalidade, pois obriga as famílias, inclusas no programa, manterem seus filhos na escola e os mesmos devem ter 75% de frequência escolar, sendo que caso isso não ocorra a família é automaticamente desligada do programa, tendo ela apenas mais uma chance de retornar. Não dá para criticar um programa que visa a proteção integral de crianças e adolescentes e a melhoria de vida de famílias que passam fome. Além disso, há, evidentemente, a redução de crianças e adolescentes pedintes, em situação de rua e drogadição. O programa contribui para a redução do trabalho infantil, dentre tantas outras situações que violam os direitos inerentes a estes cidadãos.
Há muitas outras coisas sobre o programa, mas essas informações servem para as pessoas terem uma noção sobre os benefícios da implementação desta ação. 
Patty Py

Sem comentários: