Não me venha com criticas ao Programa Bolsa Família (BF) sem ao menos ter lido a proposta que ele apresenta. Fico louca quando com facilidade as pessoas ignorantes o criticam. Bom... de qualquer forma pra quem tem comida na mesa e um salário fixo mensal é fácil emitir opiniões contrarias ao BF.
O BF é um complemento para a renda de famílias que se encontram a baixo da linha da miséria. O valor destinado é baixo (32 reais por filho até 15 anos), o número máximo de filhos beneficiados são 5 (mudança recente, antes eram 3). O valor não ultrapassa 160 reais e não se faz muita coisa com este valor, nao é? O benefício serve apenas como um complemento da renda familiar.
O Bolsa Família, na verdade, é um excelente mecanismo de garantia dos direitos sociais básicos e de redução da marginalidade, pois obriga as famílias, inclusas no programa, manterem seus filhos na escola e os mesmos devem ter 75% de frequência escolar, sendo que caso isso não ocorra a família é automaticamente desligada do programa, tendo ela apenas mais uma chance de retornar. Não dá para criticar um programa que visa a proteção integral de crianças e adolescentes e a melhoria de vida de famílias que passam fome. Além disso, há, evidentemente, a redução de crianças e adolescentes pedintes, em situação de rua e drogadição. O programa contribui para a redução do trabalho infantil, dentre tantas outras situações que violam os direitos inerentes a estes cidadãos.
Há muitas outras coisas sobre o programa, mas essas informações servem para as pessoas terem uma noção sobre os benefícios da implementação desta ação.
Patty Py
O retorno
Há 13 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário